Lembramos o passado, sonhamos o futuro, o presente… esse, está sempre a escapar-nos. Todos à beira do fim, de um início ou diante de uma hipótese de recomeço. É assim que encontramos as personagens que habitam os textos da Tetralogia das Estaç&..
“Sede bem-vindos à vossa nova casa/ Mas não exijais nada de novo.” Em 1907, com O Pelicano, Strindberg inaugura o Teatro Íntimo, essa “câmara propícia às confidências”, para melhor dar a ver o que sempre o moveu: “A velha l..
Terão as formas cénicas na contemporaneidade, fortemente influenciadas por todo o tipo de contributos multidisciplinares – performativos, plásticos, coreográficos, visuais, tecnológicos... –, modificado e transfigurado radicalmente a representaç&..
O trabalho de investigação empreendido por Cesário Costa em torno da figura de Pedro de Freitas Branco (1896-1963) [...] representa um contributo inédito e valioso para o conhecimento desta figura ímpar. [...] Merece a atenção de todos os estudiosos, ..
Empédocles é poeta, mago, taumaturgo, curador, político, médico, filósofo pré-socrático, profeta de Agrigento e criador, no Ocidente, do conceito que o mundo é composto de fogo, terra, água e ar. No seu jardim, prepara unguentos, promove..
Floriram
acácias rubras
onde o musgo e o líquen
fizeram sua morada.
Floriram
em Chão de Papel
onde o lixo e a podridão
têm seu domínio.
Abriram em flor
em Bissau e Bafatá,
em Varela e Catió.
Em flor rubra
no poil&at..
Qual o papel da memória na construção da identidade? E como são incorporadas as transformações nesse processo de construção identitária? Que tipo de identidade(s) resulta desse processo? Dá-se uma justaposição, impos..
Há em todo o mistério a necessidade
intempestiva de localizar a ampulheta.
Erro sério.
O ritmo assustado de um uivo ao relento
jamais se compadecerá
da gramática do vento...
nesses dias em que principiávamos
presos pelas manhãs
e fugíamos como culpados:
celebrávamos a dor
e não o sabíamos
(mesmo não crendo
os arredores assustam)...
Está tudo aqui à disposição
dias torrente de tom prosaico e uma
precisão articulatória de fandango
entradas curtas para um alvoroço
que mimetiza uma aproximação à espera
os poemas, pergunto, são feitos de qu&ecir..
Isto que sem voz
incendeia a fala calada
assina com pó luminoso
a letra o número e a escala
da chama na face talhada
em pedra no éter e na água
substância leve e pesada
prata densa e vapor de astro
respirando na boca a luz
descendo ao invó..