Os ensaios reunidos neste volume dão uma expressiva ideia da multiplicidade de aspectos da personalidade, da obra e do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, figura incontornável e controversa da história intelectual europeia setecentista, que abalou na forma e na substância..
No encontro intitulado ‘Azulejos’, presenciado pelo artista, que teve lugar em Lisboa no Museu da Cerveja no dia 3 de Abril de 2013, tive a oportunidade única de ler esta autocitação de Júlio Pomar: “Entendi o azulejo como um desenho, e o desenho como um..
Este volume constitui o primeiro painel de um tríptico, reunindo os primeiros resultados de um inquérito, que se pretende trans-histórico e transdisciplinar, sobre a noção de naturalismo. Tenta-se, pois, logo nesta primeira etapa da reflexão, diversificar a ..
Eis finalmente o último painel do nosso tríptico sobre os naturalismos. Depois da tentativa, nos dois volumes anteriores, de propor um percurso transhistórico e transdisciplinar para este conceito de naturalismo, o qual, no seu sentido alargado, constituiu incontestavelmente, ao..
Falar do naturalismo de Rousseau não terá certamente o mesmo sentido que evocar o de Zola. Do mesmo modo, qualificar de naturalistas certas tendências da pintura renascentista não referirá as mesmas características do que, por exemplo, as do oitocentista Cour..