Lembramos o passado, sonhamos o futuro, o presente… esse, está sempre a escapar-nos. Todos à beira do fim, de um início ou diante de uma hipótese de recomeço. É assim que encontramos as personagens que habitam os textos da Tetralogia das Estaç&..
“Sede bem-vindos à vossa nova casa/ Mas não exijais nada de novo.” Em 1907, com O Pelicano, Strindberg inaugura o Teatro Íntimo, essa “câmara propícia às confidências”, para melhor dar a ver o que sempre o moveu: “A velha l..
Terão as formas cénicas na contemporaneidade, fortemente influenciadas por todo o tipo de contributos multidisciplinares – performativos, plásticos, coreográficos, visuais, tecnológicos... –, modificado e transfigurado radicalmente a representaç&..
Empédocles é poeta, mago, taumaturgo, curador, político, médico, filósofo pré-socrático, profeta de Agrigento e criador, no Ocidente, do conceito que o mundo é composto de fogo, terra, água e ar. No seu jardim, prepara unguentos, promove..
Peça sobre as expectativas impossíveis do amor, “essa loucura ardente”, Os Homens Morrem As Mulheres Sobrevivem (1990) questiona os falhanços amorosos de três casais sob as perspetivas feminina e masculina. Minerva, Mischa e Claire reúnem-se num jantar r..
O primeiro texto aqui reunido, Episódios da Vida Selvagem, é constituído por dois episódios: A Minha Morte; e A Nossa Vida. Neste díptico, a ação dramática está situada num futuro próximo. Após sucessivas catástrofes..
“Banu é Horácio, Horácio é Banu, e esta impressão perpassa quase todas as páginas, imbuindo o livro de uma aura melancólica. Esta obra do amante do teatro e dos encenadores […] surge vincada pelo acontecimento da morte, pelo seu sel..
Em Provavelmente uma pessoa há o mistério da morte de um homem encontrado num pomar, na propriedade de Raul. Podia ter caído noutra propriedade e aí a história seria outra, sendo que o mistério continuaria, provavelmente, o mesmo.
Um homem, que talvez..
“O teatro de Dioniso não está na Ágora. O que nesta simples frase se dá a entender sob a forma de uma constatação é muito mais do que uma constatação, se deixarmos claro que, no espaço cívico das cidades (poleis..
Texto escrito para um espetáculo de Joana Providência, a seu convite, Uma Ideia de Justiça nasce de uma pergunta-mãe: “O que é a justiça?” Com a ninhada de perguntas dadas à luz, Isabel Minhós Martins conduz-nos por um percurso de de..
Esta é uma peça sobre os terrores noturnos que ganham vida, e que vão para além do sonambulismo ou da infância. Na realidade, esta é uma peça sobre pesadelos.
Maria desaparece. A polícia pergunta. Diante do público, a mãe de Maria..
Abalado pelas andanças do mundo, António, ex-engenheiro, decide afastar-se do convívio de familiares e amigos e continuar a sua vida na periferia da cidade, abrigando-se numa velha roulotte de circo – que chegou a servir na venda de churros e farturas – e cultivando ..