Qual o papel da memória na construção da identidade? E como são incorporadas as transformações nesse processo de construção identitária? Que tipo de identidade(s) resulta desse processo? Dá-se uma justaposição, impos..
Enfermidades quererá mesmo, como se diz, abolir cerca de quatro mil termos e expressões da língua portuguesa? Defenderá, mesmo a sério, que as línguas são para “emudecer”, para não serem faladas? Acreditará que as explica&cce..
É nos meandros da viagem, adicionando ao seu itinerário geográfico a travessia de territórios mentais, sócio-históricos e culturais, bem como os idealizados da utopia, conduzindo de uma ilha a outra o imaginário e a escrita, em busca de diferentes via..
Este livro destaca e escuta o trabalho de mulheres de gerações diferentes, oriundas dos países africanos onde se fala a língua portuguesa e que por circunstâncias diversas construíram a sua obra ou parte dela fora dos seus locais de origem. É assim um ..
Partindo de conceitos como memória / autobiografia; cronos / durée; cronos / topos; realidade / verosimilhança / ficção, percorremos, com Saramago, os percursos das suas memórias, em caminhos onde se entrecruzam a memória dos lugares de Zézito ..
Convivências interculturais goesas: século XVII é um livro necessário nos estudos acerca da Igreja no Estado da Índia portuguesa. Trata das difíceis e complexas relações entre as ordens religiosas católicas na Índia do sécul..
O Teatro de José Saramago. (Im)possibilidades da Utopia reúne cinco estudos sobre a produção dramática do escritor galardoado, em 1998, com o Prémio Nobel. Nestes estudos, alguns inéditos, outros já publicados e submetidos a ligeiras remodela&c..
Um ser que em palavras se defina é uma obra de homenagem póstuma a Maria Paula Lago, investigadora do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), que reúne uma dezena de contributos de natureza diversa, desde ensaios académicos a textos de &iac..
A literatura só o é verdadeiramente em companhia. Entretece e reinventa uma teia de diálogos que vão muito além dela própria. Carece de leitores para ganhar real existência, integrar novos diálogos, enriquecer-se e, através deles, rejuven..
Este ensaio analisa algumas das mais recentes transformações na área dos Estudos Franceses nos contextos educativos e junto dos públicos contemporâneos, relacionadas com a progressiva relativização das Humanidades e dos Estudos Literários no mer..
Tudo é, afinal, aproximação, misterioso cerzir de fios, convocação de matéria fragmentária.
Incomoda-me a monótona repetibilidade de temas, fontes e perspetivas que paira sobre o universo junqueiriano, quando uma rede de veios corre ainda ocul..
Importa sublinhar que é de toda a trajectória poética e ensaística, na sua ânsia de abarcar o movimento de fragmentação que acarreta a dialéctica da escrita rigorosa de Ricardo Gil Soeiro, que o presente volume pretende dar conta, assumindo os d..