Os ensaios aqui reunidos têm o palco por origem e horizonte. Com uma excepção, foram ditados pela cena, quer dizer, suscitados e inspirados por produções teatrais vicentinas. Esta circunstância solidariza os textos, mas um elemento endógeno permite tamb..
“O teatro eurasiático não é o teatro das estepes da Ásia Central: diz respeito a uma região do saber teatral, na qual as iridescentes tradições dos teatros clássicos da Ásia – o Nô, o Kabuki, as danças da Í..
“O teatro foi sempre violentamente atacado: há milénios que o teatro está sob suspeita, é objecto de interdição pelas igrejas, atacado por filósofos célebres como Nietzsche ou Platão, considerado por autoridades diversas como susce..
Tão esquivo à exposição pública quanto obsessivamente devotado à escrita, Samuel Beckett foi um dos maiores escritores do século xx. As suas peças transformaram para sempre aquilo em que o teatro viria a tornar-se. A sua vida, minuciosamente de..
Um pouco como as trutas, inteligentes e escorregadias, as personagens, depois de inventadas, dificilmente se deixam agarrar.
Teremos algum domínio sobre mísseis, hipopótamos e gazelas, mas muito pouco sobre personagens, talvez nenhum. São seres superiores.
(...)
Gostar..
Este livro é constituído por um conjunto de ensaios sobre as potencialidades democráticas do teatro assim como sobre as especificidades do seu legado e as formas do seu fazer. Sobre a singularidade do teatro como arte de representar. Nas condições portuguesas, &eac..
“Entre os estudiosos de Ibsen é habitual dizer-se que ‘todas as peças dele se poderiam intitular Os Espectros’. […] Podemos alargar esta observação, dizendo que todas as peças de teatro se poderiam intitular Os Espectros, já que um d..
“Um solitário gregário, um altruísta frio, um preguiçoso prolífico, um sujeito grave e ligeiro, ‘muito engraçado e infinitamente triste’. Assim descreve Roger Grenier o dramaturgo e contista Anton Tchékhov. E talvez essa ‘capac..
“Estamos perante uma antologia de ensaios shakespearianos de um não shakespeariano tornado uma autoridade entre shakespearianos. Cavell adverte à partida para a existência de uma distância cautelar entre filosofia e literatura. O diálogo que Cavell enceta com S..