O presente livro resulta de investigação desenvolvida ao longo dos anos em torno dos labirintos do desejo no cinema de Pedro Almodóvar. Centra-se principalmente em Todo sobre mi madre (1999) e Hable con ella (2002) tomados aqui como filmes centrais no que respeita ao tema.Tendo ..
Engaging exclusively with filmic analysis through an archival conceptual rhetoric lens and archival sciences, the eight chapters in Archives in 'Lusophone' Film, move between countries (Brazil, Portugal, Angola, Mozambique, Cape Verde, Guinea-Bissau) and film genres (documental, fictional, e..
O Coração do Assunto é, contra tudo aquilo que seria esperável, um romance. Não porque congrace um folhetim, não porque consubstancie uma novela.
E nem sequer porque – num trocadilho que, não sendo voluntário, é um epítome ..
Neste livro estão reunidos alguns textos escritos ao longo de quase duas décadas, que têm em comum a reflexão sobre o cinema. Esta reflexão, sobretudo centrada em problemáticas da imagem, adquire diversas formas, nomeadamente, a relação do cinem..
Neste livro fala-se de guiões, de guionistas, de guionismo. Aqui, o guião é entendido como acto de criação e produto cultural. Pode descrever-se esta forma de escrita como o contar de uma história segredando a sua imagem insinuantemente. Mas a reflex&a..
“ Nosferatu: 100 Anos de Terror” foi uma jornada de celebração do centenário de um dos mais icónicos filmes do Expressionismo Alemão e do Cinema de Terror: Nosferatu, eine Symphonie des Grauens (1922) de F. W. Murnau. O volume que aqui se apresenta proc..
Usando o formato do “case study” e apoiando-se em diversas metodologias (desde a perspectiva semiótica à histórica, da crítica genética ao enfoque no processo criativo) Cucinotta analisa sumariamente uma série de filmes portugueses de diferentes ..
O cinema é uma estética "crua" porque não cria uma realidade alternativa àquela que podemos vivenciar, antes a reproduz com a frieza que é própria da tecnologia de que faz uso. A sua dimensão tecnológica, com origem na fotografia, rea..
Analiso a singularidade da obra de Maldoror procurando compreender como a invisibilidade e invisibilização a que foi remetida decorre do desalinhamento e insubmissão da autora sobreposta à intermedialidade dos seus filmes e à circunstância de ser mulher. Ao f..
Este ensaio procura colmatar uma ausência de atenção crítica sobre a obra da realizadora Margarida Gil. Ao longo dos filmes de ficção que dirigiu para cinema, dos trabalhos para televisão, de obras documentais a adaptações literári..
“Sobre alguns lugares-comuns criados em torno do colossal projecto documental de Frederick Wiseman, importa exercer um contraditório. Como é que este cinema pode ser relegado para uma categoria observacional, se à sua audiovisualidade representacional corresponde tamb&eacu..
O objectivo deste livro é dar a conhecer a pesquisa e estudo feitos a processos de censura ao cinema, tomando em consideração os cortes efectuados a situações de erotismo e violência, durante a governação de Marcello Caetano (1968-1974). N&atild..