Sessenta Anos de Sociologia em Évora (1964-2024): Herança, desenvolvimento e perspetivas foi pensado e organizado enquanto ponto de encontro intelectual e emocional por ocasião da efeméride que assinala 60 anos desde a criação da primeira licenciatura em Soc..
Os vinte ensaios contemplados nesta obra inscrevem-se num arco cronológico que vai do século XVI ao último quartel do século XVIII. Têm como pano de fundo o Norte de África (Marrocos) e o longínquo Oriente asiático, duas áreas do imp&eacu..
Em que consistem a experiência e a apreciação musicais? Será necessário saber alguma coisa, ter algum tipo de conhecimento técnico ou dominar algum léxico específico para apreciar uma obra musical? Ou será a apreciação music..
Até 1752, a costa oriental africana fez parte do Estado da Índia, o conjunto das possessões portuguesas em torno do Oceano Índico e do Mar da China Meridional que tinham Goa como capital. Na verdade, são seculares os laços humanos, económicos e cultur..
O que é que torna as ciências da comunicação particularmente indisciplinadas? Como o título do presente volume deixa antever, para responder a esta pergunta, podemos convocar o seu principal objeto de estudo: os média. ..
Neste livro, os seus autores procuraram “retratar” pormenorizadamente as eleições legislativas na I República (1910-1926) nos seis círculos do Alentejo. Após análise da legislação eleitoral e da contextualização pol&ia..
O crime por que foi condenado o Dr. Vicente Urbino de Freitas, em decisão proferida no Tribunal de S. João Novo, do Porto, na madrugada de 01.12.1893, despertou no público um interesse sem precedentes, mantendo-se até hoje divididas as opiniões entre os que de..
Para alunos portugueses, habituados a expressar o tempo gramatical mediante a flexão verbal, a compreensão e o uso dos marcadores aspetuais não é de fácil conceptualização. Do mesmo modo, para alunos chineses que aprendem português, este “..
Uma identidade equívoca, na Senegâmbia:
A Guiné, a nossa pedra no sapato no III Império
Tudo começa por um conjunto de navegações: dobrado o Cabo Bojador, descoberta a Angra dos Ruivos, o Rio do Ouro, a Pedra da Galé, o Cabo Branco e Arguim, N..
Analisaremos quer a soberania, quer o povo, na relação ambígua que ambos mantêm com as noções de tempo e de vontade, e bem assim a forma como essa ambiguidade, que lhes é imanente, renasce em cada uma das suas configurações polític..